domingo, 3 de maio de 2015

Há exatos 39 anos, "Saramandaia" estreava na Globo


      Neste dia 03 de maio, quando o blog Vento Norte dá seus primeiros passos, uma novela estreava há exatos 39 anos: "Saramandaia". De Dias Gomes, a trama deu início a uma nova linguagem na teledramaturgia: o realismo fantástico.
      
     "Saramandaia" estreou no extinto horário das 22 horas causando rebuliço. Dona Redonda (Wilza Carla), que explode de tanto comer; profº Aristóbulo (Ary Fontoura), o homem que vira lobisomem; Marcina (Sônia Braga), a jovem que "pega fogo" (literalmente) quando fica excitada; João Gibão (Juca de Oliveira), o homem de asas; Sr. Cazuza (Rafael de Carvalho), cujo coração sai pela boca quando fica emocionado e Zico Rosado (Castro Gonzaga), que soltava formigas pelo nariz quando ficava nervoso são alguns dos personagens excêntricos apresentados.

A cena de Dona Redonda explodindo é uma das mais marcantes da novela

      Com direção de Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota, "Saramandaia" foi exibida entre 03 de maio e 31 de dezembro de 1976. Até hoje a novela é lembrada por sua ousadia e por seus personagens e cenas que ficaram gravados na memória do público.

      Essa é uma das novelas que eu mais tenho curiosidade em assistir. E do pouco que vi no quadro Novelão do Vídeo Show, tenho certeza de que se trata de uma obra-prima da televisão. Não entendo como ainda não a lançaram em DVD. Com certeza venderia muito mais do que a segunda versão, de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário