sábado, 16 de julho de 2016

[Resenha] "No Seu Olhar", por Nicholas Sparks

     "No Seu Olhar" é Nicholas Sparks em sua melhor fórmula. Após dezenove obras publicadas, com seu mais recente lançamento, o autor comprova sua genialidade e mostra que ainda pode nos surpreender - e muito!

      As primeiras impressões que tive do romance "No Seu Olhar" foram as melhores. E um dos maiores destaques foi a forma natural e espontânea que Sparks utilizou para apresentar seus personagens. Falando nisso, não precisei ler mais do que vinte páginas para me identificar com cada um deles. O carisma e a simpatia por Colin e Maria foi tão imediato, que tive a ligeira impressão de já conhecê-los; e o mais engraçado é que ambos são diferentes de qualquer um dos protagonistas dos romances anteriores do autor. Vasculhando os arquivos da minha memória, não consegui encontrar outro casal tão peculiar. A relação dos dois, associada à história de vida de cada um deles, as suas experiências, seus anseios, tornam tudo ainda mais sublime. Nós leitores ficamos sem saída: impossível não torcer pela felicidade deles.

     O mesmo pode-se dizer dos personagens secundários de "No Seu Olhar". Serena, a irmã de Maria, seus pais Félix e Carmen, Jill, a amiga do trabalho de Maria, Evan e Lily, amigos de Colin, e até mesmo o insuportável detetive Pete Margolis aos poucos conquista a nossa simpatia.

      Em algumas entrevistas, Nicholas Sparks afirmou que "No Seu Olhar" tem um pouco de "Um Porto Seguro" (Novo Conceito, 2012) e "O Guardião" (Arqueiro, 2013). Realmente, o romance tem elementos semelhantes aos livros comparados; um pouco de cada, aliás. A diferença é que o mais recente possui uma galeria muito mais ampla de personagens e tramas.

     O suspense e o mistério repletos de tensão em "Um Porto Seguro" e "O Guardião" também podem ser vistos em "No Seu Olhar". E como é de se esperar, Sparks não abre mão de uma boa dose de romance e momentos de descontração, que não podem faltar.

      Outro destaque que não posso deixar de comentar é sobre Maria e sua família. Foi uma ideia formidável do autor fazer da nossa protagonista filha de imigrantes mexicanos. A riqueza de seus valores e sua cultura, descrita de forma razoável, serviu para que pudéssemos observar as diferenças de vida entre Maria e Colin. Enquanto ela viveu numa família numerosa e repleta de carinho e amor, Colin sempre foi muito solitário. E quando os dois começam a se relacionar, fica evidente o impacto de suas respectivas experiências.

     Por fim, "No Seu Olhar" confirmou todas as expectativas que criei sobre ele. Muito mais do que isso, todo o entusiasmo que senti durante a leitura me fez chegar à conclusão de que é um dos melhores livros do autor. E sem dúvidas, o amor vai muito além do que podemos enxergar.

Ps.: Nicholas Sparks já anunciou seu próximo romance: "Two By Two". O livro, que será publicado no final deste ano, narra a trajetória de Russell Green, que luta para se adaptar a uma nova realidade, enquanto cria sozinho sua filha de seis anos de idade. 
Já deu vontade de ler, não é mesmo? Pois é, mas a má notícia é que, provavelmente e infelizmente, "Two By Two" só deve ser lançado aqui no Brasil apenas em meados de 2017.
 :'(

Nenhum comentário:

Postar um comentário