quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Top 5] Os Melhores Livros de 2016


     Pense em um ano repleto de ótimos lançamentos na literatura? Esse foi 2016... Escolher os 5 melhores livros que li este ano foi bastante difícil. Li muita coisa legal, conheci novos autores, li outras obras de alguns que já conhecia... Enfim, foi um ano muito proveitoso. E nada melhor do que chegar no final do ano e listar todas aquelas obras que tanto surpreenderam, emocionaram, divertiram, intrigaram e arrebataram toda nossa afeição. Por isso, agora você confere o Top 5 dos melhores livros que tive a oportunidade de conferir em 2016:





5º - "Não Fale Com Estranhos", por Harlan Coben.



     Não canso de me surpreender com Harlan Coben. É impressionante, mas a cada obra dele é como se estivesse conhecendo seu estilo narrativo pela primeira vez. Para mim é quase impossível desvendar os mistérios de suas histórias antes de chegar à última página. E foi assim com seu "Não Fale Com Estranhos", que além de possuir uma sinopse extremamente intrigante, tem uma galeria de personagens singulares e um final que, pessoalmente, achei chocante.




4º - "A História de Nós Dois", por Dani Atkins.


     Minha segunda experiência com uma obra de Dani Atkins. Ano passado, com "Uma Curva no Tempo" - que achei um dos melhores livros do ano também -, fui surpreendido com uma história pouco comum e me tornei fã da autora. Muito feliz eu fiquei ao saber do lançamento de "A História de Nós Dois", que foi um dos livros que mais me proporcionaram alterações de humor. Antes de chegar ao clímax de algumas situações no livro, meu estômago chegava a se contorcer de tanta ansiedade por saber o que iria acontecer. Sublime, "A História de Nós Dois" comove o leitor já nas primeiras páginas. Mas tudo é só o início de uma montanha russa de emoções e surpresas.




3º - "Baía da Esperança", por Jojo Moyes.


     Minha primeira experiência com uma obra de Jojo Moyes não poderia ter sido melhor. Mérito de "Baía da Esperança", um livro que possui todas as características que aprecio em um bom romance. Diferentemente seria se eu tivesse começado com "O Navio das Noivas", por exemplo, que não foi uma experiência muito satisfatória. Mas a história de Mike e Liza me conquistou já na sinopse e comprovou ser um dos melhores livros que já li até hoje, tanto que entrou para a lista dos meus preferidos.




2º - "A Garota Sem Passado", por Michael Kardos.



      "A Garota Sem Passado" foi um livro que aguardei ansiosamente muito antes de seu lançamento. Parecia que eu já estava prevendo que iria gostar tanto da história! E o mais impressionante foi constatar que a história de Michael Kardos se desenvolveu completamente diferente da forma que eu imaginei que seria. Totalmente imprevisível e surpreendente, "A Garota Sem Passado" apresentou uma história pouco comum e sensível ao mesmo tempo. Achei a trama bastante original e me trouxe muitas reflexões após a leitura. Também entrou para a minha lista de livros favoritos.





1º - "No Seu Olhar", por Nicholas Sparks.



     E o primeiro lugar vai para o romance mais esperado no ano por mim: "No Seu Olhar". Minha experiência com o mais recente livro de Nicholas Sparks lançado no Brasil (no próximo ano teremos "Dois a Dois"!) foi ainda mais especial por ter ganhado ele como presente de aniversário. Ler "No Seu Olhar" foi uma das experiências mais gratificantes do ano. Como disse na resenha sobre o livro, Nicholas Sparks estava em sua melhor fórmula, utilizando elementos surpreendentes numa trama extremamente cativante, com personagens carismáticos e temas muito atuais e interessantes. Sem falar na forma singular com que Nicholas Sparks descreve as relações entre seus personagens.


Bônus - "As Cores da Vida"



      Achei necessário criar uma colocação bônus nesse Top 5. O motivo? Bem, é que ao terminar a postagem eu ainda estava no início da leitura de "As Cores da Vida", o mais recente livro da autora Kristin Hannah, lançado pela Arqueiro em agosto de 2016. Então, devido à experiência não tão agradável com o romance "Jardim de Inverno", da mesma autora, não criei expectativas a respeito de "As Cores da Vida" e acabei sendo pego de surpresa, pois o que vivenciei foi uma das melhores histórias que pude acompanhar nesses tantos anos de leitura. Surpreendente, arrebatador, emocionante e repleto de tantas outras qualidades, o romance de Kristin Hannah entrou para a lista dos meus livros preferidos. Preferi não classificá-lo, deixando-o numa colocação extra como um dos melhores de 2016 de tão especial que ele é.


Menção Honrosa - "Segredos e Mentiras"


     Utilizo também essa seção para destacar um romance que não foi lançado em 2016, mas que me surpreendeu, emocionou e conquistou espaço na lista dos melhores que já li ao longo da vida: "Segredos e Mentiras", de Diane Chamberlain. Infelizmente não conhecia a autora antes, o que só veio a acontecer com o livro "Perdas e Danos", lançado no ano passado e eleito o melhor livro de 2015 pelo blog. E fico revoltado quando lembro o que estava perdendo. Meu Deus, como eu podia não conhecer uma história tão incrível assim? E os personagens? Lembro que levei menos de três dias para completar a leitura do romance. E dias depois eu ainda estava cismado com tudo que havia lido. Não parava de pensar um só minuto. É um grande pesar que a Arqueiro não tenha lançado mais livros da autora, mas vou continuar torcendo muito para que isso aconteça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário