quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Projeto BLC: Carnaval dos Livros


     Mês de fevereiro é época de Carnaval. Uma festa que boa parte dos brasileiros apreciam. Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval... E para celebrar essa data, o Projeto BLC criou uma tag divertidíssima para os blogueiros: "Carnaval dos Livros". Além de entrar no clima da folia, também somos convidados a inserir personagens dos livros nesse bloco que só pode resultar em diversão. Confira:


1. Um livro que lembre Carnaval:


     O livro que mais me recorda o Carnaval é "Fique Comigo", do autor Harlan Coben. Toda a trama do romance se desenvolve em torno do Mardi Gras, uma festa carnavalesca que ocorre todo ano, sendo uma das mais famosas do mundo. As vidas de três personagens se entrelaçam durante uma investigação. É um dos melhores e mais emociantes livros do autor; e o Mardi Gras é quase um personagem da história, devido à sua relevância nos mistérios do livro.


"– Todos os anos, durante o Mardi Gras, um homem desaparece. Ou morre."


2. Uma memória de Carnaval:


    
     A melhor lembrança que eu tenho do Carnaval é de quando fui, pela primeira vez, assistir ao desfile das Campeãs, em 2011, na Marquês de Sapucaí, RJ. Na ocasião, as duas escolas de samba que mais gosto foram as campeãs do Carnaval: Beija-Flor de Nilópolis levou o primeiro lugar, com o enredo "A Simplicidade de um Rei", homenageando o cantor Roberto Carlos, e a Unidos da Tijuca ficou em segundo, com o enredo "Esta Noite Levarei Sua Alma". Foi um espetáculo maravilhoso e inesquecível!





3. Um lugar literário para passar o Carnaval:

     
     Acredito que um lugar interessante para se passar o Carnaval, seria o vilarejo Hogsmead, da série de livros "Harry Potter". É um local totalmente mágico, perfeito para a diversão. Além disso, possui lojas e estabelecimentos para todos os gostos.




4. Que personagem literário você seria nesse Carnaval?



     Uma pergunta difícil... Mas acho que seria o personagem Carlos, o protagonista do romance "Esmeralda", escrito por Zibia Gasparetto. Fidalgo do século XIX, Carlos sabia aproveitar muito bem sua juventude e também uma boa festa. Sempre que podia, Carlos escapava da rotina monótona do castelo de seu pai e seguia para os festejos. Celebrar a vida com dança e alegria era um dos prazeres do jovem no início do romance. 



5. Qual personagem literário seria sua Rainha da Bateria?



     Sem dúvidas, a rainha de bateria perfeita para o Carnaval Literário seria a Rita Baiana, personagem do clássico "O Cortiço", de Aluísio Azevedo. Rita transborda alegria e sensualidade por onde passa. E a dança é um dos seus maiores prazeres na vida. Acredito que seja a escolha certa para animar os integrantes e encantar a todos com muita empolgação.



6. Qual personagem seria seu Mestre-Sala?



     Um dos melhores personagens da literatura brasileira, Damião, o protagonista de "Os Tambores de São Luís", escrito por Josué Montello, seria escolhido por mim como Mestre-Sala do Carnaval Literário. Damião é determinado, e apesar de todos os contratempos da vida, não desiste fácil de seus objetivos e busca sempre olhar a vida com a harmonia que carrega em sua essência. Atribuído de vasta inteligência e astúcia, não hesita em defender aquilo que acredita.



7. Qual livro daria nome a sua Escola de Samba?

    
     A construção de um luxuoso hotel na pacata Silver Bay pode comprometer o futuro dos moradores locais e causar um dano ambiental irreversível. "Unidos da Baía da Esperança" seria o nome da Escola de Samba Literária, pois assim como os moradores da região de Silver Bay, só mesmo com muita união e esperança é possível lutar contra os infortúnios da vida.

     E aqui se encerra mais uma postagem do Projeto BLC! Espero que tenham se divertido com minhas escolhas. Tem alguma sugestão? Se puder, esteja à vontade para comentar!

4 comentários:

  1. Hey, Douglas!
    Suas respostas ficaram sensacionais!! E preciso dizer que simplesmente ADOREI o nome da sua escola!! Ficou lindoooo e inspirador. Com certeza faria sucesso nesse carnaval, estamos mesmo precisando! haha.
    Que legal! Você já esteve mesmo na avenida! haha. Dos citados, só li "A Baía da Esperança". Mas sou louca para ler "Esmeralda" também...
    Mil beijokas!
    Blog - Entre um Livro e Outro
    Fanpage - @Entre1LivroEOutro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya! É sempre uma alegria imensa ter você aqui no blog.
      Leia "Esmeralda" sim! É lindo, emocionante e inspirador. Um clássico da literatura espiritualista. E é o meu preferido.
      Beijos!

      Excluir

  2. Eu adorei suas repostas :)
    Super criativas ♥ eu amo O Cortiço, apesar de ter lido faz um bom tempo, tenho que reler.
    Quero muito ler esse livro Esmeralda ♥
    E o nome da sua escola ficou maravilhoso ♥♥
    Amei
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tati!
      Que bom que você gostou. Ah, "O Cortiço" é ótimo. Já faz bastante tempo que o li também, merece até um "Vale a Pena Ler de Novo".
      Sou suspeito para falar de "Esmeralda" (risos). Mas se um dia você conseguir lê-lo, me conta o que achou.
      Beijos e um ótimo domingo para você também! ;)

      Excluir