sábado, 11 de março de 2017

[Top 5] Projeto BLC: Autoras Que Admiro!


     O dia 08 de março, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, é um dos mais importantes do mês. Devido a esse reconhecimento mais que merecido, o projeto BLC (Blogagem Literária Coletiva) propôs aos membros do grupo que fizessem uma postagem sobre nossa autora/personagem preferida. O tema desse mês é "Mulheres Literárias".

     Ao invés de homenagear apenas uma autora, resolvi elaborar um Top 5 com todas aquelas que mais admiro como escritoras. Você pode conferir o resultado na postagem abaixo:





5ª - Emily Giffin



       Conheço os romances de Emily Giffin desde 2015 - o primeiro que li foi "Ame o Que é Seu", que não foi uma experiência muito legal, mas os livros posteriores da autora felizmente foram extremamente agradáveis. E de lá pra cá não parei de ler suas obras. Giffin possui um estilo único em retratar os relacionamentos familiares em seus livros. Os dilemas de suas protagonistas, apesar dos dramas, também são repletos de humor e reflexões interessantes. O livro dela que mais gostei até hoje foi "O Amor em Primeiro Lugar", lançado no ano passado e que tem a personagem Josie como uma das protagonista e que considero como a melhor de todas as personagens de Giffin. A autora é americana e fará aniversário no próximo dia 20. "Laços Inseparáveis" provavelmente será o próximo livro de Giffin que lerei.



4ª - Kristin Hannah


      Minha primeira experiência com Kristin Hannah, o livro "Jardim de Inverno", também não foi muito boa. Mas apesar disso não desisti de conhecer outras de suas obras. E não me arrependi. O livro de sua autoria que mais gosto é "As Cores da Vida", que entrou para a lista dos melhores livros de 2016 e dos meus preferidos e que possui uma personagem incrível: Winona Grey. Hannah também aborda os dramas familiares em seus livros e sempre reserva surpresas nos finais deles. A autora também é americana e faz aniversário em 25 de Setembro. "O Caminho Para Casa" é o próximo livro de sua autoria que pretendo ler.



3ª - Jojo Moyes


     "Baía da Esperança" foi meu primeiro contato com a autora. E apesar de ter gostado apenas desse livro (dos que eu li até agora), já me bastou para admirá-la e consagrá-la como uma das melhores autoras da atualidade. Seus livros emocionam com os temas que ela aborda e sua escrita é espetacular. Jojo Moyes é inglesa e faz aniversário no dia 04 de Agosto. O próximo livro da autora que pretendo ler é "O Som do Amor". Até agora, minha personagem preferida da autora é Liza McCullen, de "Baía da Esperança".




2ª - Zibia Gasparetto



      Zibia Gasparetto é médium e as histórias contadas em seus livros são psicografadas. Quem as dita é o seu amigo espiritual de longa data, Lucius. O primeiro livro da Zibia que li foi "Esmeralda", que é o meu preferido até hoje e é protagonizado pela melhor personagem de todos os seus romances, a cigana Esmeralda. Admiro as histórias de Zibia Gaspareto pelo aprendizado que elas passam para os leitores. E não me refiro à religiosidade. Mais do que a abordagem da doutrina Kardecista, seus livros emocionam ao falar sobre amor, perdão e caridade de forma única, que ao final da leitura deixa sempre nos corações dos leitores uma semente de esperança para uma vida melhor. Zibia Gasparetto é a única representante brasileira dessa lista e faz aniversário no dia 29 de Julho. O único romance da autora que não li, mas que pretendo, é "Entre o Amor e a Guerra".



1ª - Diane Chamberlain



     Apenas dois títulos de Diane Chamberlain foram publicados no Brasil: "Segredos e Mentiras" e "Perdas e Danos". É a única autora que tem mais de um livro na minha lista pessoal de preferidos. Suas histórias foram uma das melhores coisas que já conheci na vida. Além de dramas e personagens muito bem construídos e desenvolvidos, seus livros possuem uma estrutura narrativa singular e um ritmo ágil, que não deixa o leitor parar de ler enquanto não chegar ao ponto final da história. A personagem da autora que mais me chamou atenção foi a Noelle, a parteira de "Segredos e Mentiras", responsável por toda a movimentação da história. Suas atitudes não são legais, mas é impossível não se surpreender com a importância da personagem na trama. Diane Chamberlain é americana e faz aniversário no próximo dia 18.



     E aqui termina mais um Top 5, que foi extremamente especial. E quanto a você? Quais são suas autoras prediletas? Já leu algum livro das que eu citei acima? Quais? Comente!

     Deixo aqui também um grande abraço a todas as mulheres e toda minha gratidão pela existência de vocês. Feliz Dia Internacional da Mulher!


8 comentários:

  1. Hey, Douglas!
    Que top 5 mais lindo!! Realmente e bem complicado de escolher apenas uma escritora ou personagem não é? Das que você citou, li apenas Jojo Moyes e Zibia Gasparetto. E confesso, sou eternamente #JojoLover e gostei muito do livro que li da Zibia. Sou louca para ler o livro "Segredos e Mentiras" da Diane Chamberlain. E terminar de ler os livros da Jojo, que não para de escrever! haha.
    Adorei o top 5!
    Mil beijokas - Anya.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anya! Muito obrigado pelo carinho. Esse foi um dos melhores temas do BLC!
      Ah, por favor, leia "Segredos e Mentiras" sim! Eu não desgrudei um segundo sequer com esse livro.

      Beijos!!

      Excluir
  2. Apesar de conhecer apenas JoJo Moyes, adorei o post e pretendo conhecer às outras autoras.
    http://minimundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adeola!

      Que bom que você gostou do post. Tenho certeza de que não irá se arrepender de conhecer as outras.

      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Amo a Jojo, apesar dela ter acabado com meu coração em ceeav. rsrsr. Gosto muito da escrita dela!!
    E pretendo começar a ler os livros da Kristin Hannah, estão na minha lista a tempos mas sempre acabo enrolando e colocando outros na frente. hahaha.

    Gostei muito do seu post!!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Jojo é maravilhosa!

      E leia Kristin Hannah sim! Principalmente "As Cores da Vida", que pra mim é o melhor dela e dificilmente será superado! Hehehehe

      Beijos e volte sempre!

      Excluir

  4. Eu amei seu top 5 ♥♥♥
    Da sua lista já conhecia a Kristin Hannah(minha autora internacional favorita) e o primeiro livro dela que li foi Jardim de Inverno e apesar de passar muita raiva com uma certa personagem eu gostei bastante :)
    comecei a ler Baía da Esperança da Jojo mas não terminei e também já li vários livros da Zibia e gosto muito ♥
    As outas duas eu não conhecia.
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati!
      Adorei seu comentário, muito obrigado pela visita. "Jardim de Inverno" é mesmo um livro muito difícil, mas o final compensa. Por favor, não deixe de terminar "Baía da Esperança", você não se arrependerá! rs
      E acho que você vai gostar muito das obras de Emily Giffin e Diane Chamberlain.

      Beijos!!

      Excluir