sábado, 8 de abril de 2017

[Trilha Sonora] "Don't Dream It's Over" - Crowded House

     Em 08 de abril, o romance "Baía da Esperança" completa 1 ano de lançamento pela editora Intrínseca. E eu não poderia deixar essa data passar sem recordar esse livro tão especial, que em 2016 foi eleito por mim como um dos melhores livros do ano.

     Jojo Moyes estava em estado de extrema graça quando concebeu a história desse livro. Sério, não consigo mensurar o quanto me envolvi na narrativa, no quanto torci por seus personagens, odiei outros, enfim... Foi uma experiência nova, totalmente inesquecível e surpreendente.

     E a trilha sonora que marcou a leitura do livro foi a canção "Don't Dream It's Over", do grupo de rock Crowded House. A canção fez parte da trilha sonora internacional da novela "O Outro" (Globo, 1987), mas é de "Baía da Esperança" que me recordo quando a ouço, pois foi durante a leitura do livro que conheci a música. Na novela de Aguinaldo Silva, a música era tema do personagem Denizard de Matos (Francisco Cuoco).

     Analisada com um pouco de atenção, a letra de "Don't Dream It's Over" possui algumas semelhanças com o enredo do livro. Por exemplo, na parte em que diz: "There's a battle ahead, many battles are lostBut you'll never see the end of the roadWhile you're traveling with me" (Há uma batalha pela frente, muitas batalhas estão perdidas / Mas você nunca verá o fim da estrada / Enquanto estiver viajando comigo), pode ser representada pela relação entre os personagens Mike e Liza. O envolvimento dos dois é bastante conturbado, mas em determinado momento da história, brota uma intimidade entre os dois, repleta de esperança diante de um futuro incerto e possivelmente repleto de obstáculos a serem superados.

     Outro exemplo é o trecho: "When the world comes inThey come, they comeTo build a wall between usWe know they won't win" (Quando o mundo vem / Eles vem, eles vem / Construir uma parede entre nós /  Nós sabemos que eles não vencerão). Nele, podemos relacionar com a chegada do progresso na pacata cidade litorânea de Silver Bay, na Austrália, onde a história se passa. Grandes empresários pretendem construir um resort de luxo, que pode colocar em risco a fauna do local e que mudará para sempre a vida dos seus moradores, inclusive a de Liza. Eles se mobilizam, mas reconhecem que a ameaça é grande, embora têm a convicção de que podem vencer essa batalha.

     "Don't Dream It's Over" possui uma melodia vibrante, que combina perfeitamente com o clima de "Baía da Esperança". E uma curiosa coincidência: o grupo de rock Crowded House se formou na Austrália, justamente onde a maior parte do enredo acontece. Sem dúvidas, é a trilha sonora perfeita para o romance.

2 comentários:

  1. Hey, Douglas!
    Eu AMO essa música! Mas ainda não tinha reparado, o quanto ela realmente lembra "A Baía da Esperança". A música que embalou a minha leitura desse livro, foi "Fast Car", da Tracy Chapman.
    Mil beijokas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anya!

    Obrigado pelo comentário!
    Não conhecia essa música do Tracy Chapman. Minha canção preferida dele é "Baby Can I Hold".
    Que bom que você também ama a música do Crowded House.Só de ouvir os primeiros acordes dela eu já imagino Silver Bay e seus moradores/visitantes. Inesquecível.

    Beijos!

    ResponderExcluir