domingo, 14 de maio de 2017

[Projeto BLC] Dia das Mães Literário

     Neste mês, o tema do Projeto BLC é uma homenagem ao Dia das Mães, uma das datas comemorativas mais importantes, comemorada no segundo domingo do mês.

      E a proposta do tema é destacar uma personagem que possui todas as características e que represente esse papel tão importante na vida dos personagens de determinada obra.

      Quando pensei sobre o que escreveria, fiquei refletindo por horas e horas. O que é surpreendente, pois já li tantas histórias, provavelmente com inúmeras personagens que se encaixavam na descrição... Porém, não conseguia me recordar de nenhuma delas. Alguns dias depois, iniciei a leitura de "O Caminho Para Casa", de Kristin Hannah, publicado pela editora Arqueiro. Há tempos não lia um livro tão envolvente!

     "O Caminho Para Casa", além de todas as melhores impressões que causou, se revelou a resposta para este tema. Embora sejam muitas as abordagens do livro, creio que a melhor que o define é a maternidade. Até então nunca havia lido um romance que evidenciasse tanto o que é ser mãe e a importância que esse papel tem na vida das pessoas, independente de ser biológica ou não. E isso se sobressai em quase todas as personagens da história: como a protagonista Lexi, sua tia-avó Eva (que a acolhe como uma filha), Jude, a mãe de seus dois melhores amigos, e a mãe de Jude.

     A autora Kristin Hannah fala em um vídeo (que você pode assistir abaixo), que "O Caminho Para Casa" é um livro que nos deixa profundamente sensibilizados porque com ele compreendemos as decisões difíceis que as mães tomam de tempos em tempos.


      Assim, deixo registrada a homenagem a essas personagens que citei, à autora Kristin Hannah, e ao livro "O Caminho Para Casa" como um todo. Um livro que será sempre recordado por suas questões em relação à identidade, maternidade e as consequências.


     Feliz dia das Mães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário